Foque em si mesma e transforme sua vida no próximo mês (Guia Completo)

Use esses 10 passos para transformar sua vida!

Imagens de auto-cuidado e desenvolvimento pessoal,  mulher fazendo skin-care, computador aberto em ambiente de trabalho, mulher com livro aberto


Hey, Girl! 

Não é a primeira vez que o assunto "torne-se a sua melhor versão" aparece aqui no Blog e eu sei o quanto isso parece clichê, mas estou inspirada e extremamente animada para esse desafio e resolvi compartilhar cada passo (até o que não der certo). A idéia é: Um mês de "auto-isolamento", onde o principal objetivo é redescobrir quem queremos, aproveitar cada momento como uma oportunidade preciosa para focar no autocuidado e na transformação pessoal.

Durante 30 dias em que o hyper foco é nossa vida dos sonhos, para que ao fim desse período estejamos auto-centradas e com objetivos definidos e a certeza de que somos capazes de realizá-los e criar a vida que desejamos.

São 10 passos simples que vão transformar a sua vida, você não precisa seguir à risca, é preciso entender que a vida exige equilíbrio e você vai adaptar esses passos à sua rotina. É claro que haverão sacríficios, você não consegue colocar seu foco em todos os lugares, mas isso não quer dizer que durante um mês você vá precisar se isolar no quarto e não interagir com ninguém, mas lembre-se que a prioridade é você.

1º Passo: Você Precisa Escolher o Foco desse Mês

Isso significa: Um objeitovo ou uma área da sua vida, porque se você escolhe muitas coisas, sua energia fica muito distribuída, despersa. E o que você quer ao fim desse mês é olhar para o seu planejamente e pensar "Eu consegui fazer o que me propus a fazer". Você pode escolher começar a se exercítar, ou aprender a cozinhar receitas saúdaveis para melhorar a sua alimentação, pode escolher organizar sua vida financeira. Escolha uma área que seja importante para você e foque toda a sua energia nisso.

No meu caso, esse objetivo é começar a me exercitar mais, quero ter uma vida mais ativa e com mais disposição.

Para escolher onde concentar seus esforços, faça três perguntas simples:

1) Qual é a mudança que eu posso fazer em um mês que seria mais significativa para mim? Ao responder essa pergunta você precisa ser realista. 

 2) Por que isso é importante para mim?

3) Como eu me imagino ao fim desse mês atingindo esse objeito? Se atingir esse objetivo vai te deixar feliz e orgulhosa de você mesma, então você está no caminho certo.

Escreva esse objetivo e deixe em um lugar visivel ou crie um Visionboard com imagens que te mostrem esse objetivo.

2º Passo: Não conte sobre seu objetivo para ninguém

Isso é importante porque quando você revela seu objetivo para alguém, isso condiciona sua mente a pensar que você já o realizou. A sensação de já ter realizado seus objetivos pode te desmotivar ao longo do caminho, por tanto, guarde para você até que a meta tenha sido cumprida de fato. Imagine como será incrível quando ao fim desse mês você puder compartilhar suas conquistas!

3º Passo: Remova as Distrações

Aqui que realmente começa a parte do "período de isolação", faça uma lista com todas as coisas que costumam tirar seu foco do que você realmente deveria estar fazendo. Por exemplo, eu passo horas rolando o feed do Instagram e do TikTok antes de começar qualquer tarefa importante, ou depois de um longo dia de trabalho. 

Faça uma segunda lista de pessoas que fazem com que você não se sinta bem, uma tia que vive te criticando ou uma amiga que talvez não faça por mal, mas acaba te desmotivando quando você fala sobre um novo projeto ou vontade.Você não precisa bloquear essas pessoas ou ser grossa, ok? É apenas um momento em que você vai tirar essas pessoas do espaço central da sua vida e movê-las para um segundo plano. 

Escreva uma lista com tudo o que drena a sua energia, nessa lista podem entrar pessoas, hábitos, músicas, qualquer coisa que te deixe triste e esgotada. No meu caso, um hábito que acaba com a minha energia é beber e frequentar lugares muito lotados. Então nesses 30 dias vou evitar dessas duas coisas e tentar entender como me sinto sobre elas. Isso não quer dizer que nunca mais vou à uma festa e que nunca mais vou beber, adoro uma taça de vinho, mas é um experimento de como a minha vida seria se eu diminuísse esses dois itens.

Depois, escreva tudo o que te acelera e inspira a conquistar seus objetivos. Liste pessoas e atividades que te inspiram a ser melhor, que depois de passar certo tempo com elas você se sente com ainda mais energia e vontade de fazer ainda mais coisas. Qualquer coisa que te faça sentir viva, inspirada, feliz!

Essas listas são úteis em se ter no geral, não apenas durante o desafio, mas para entender mais sobre o que faz sentido para você. Não são listas fixas, você pode e deve adicionar e tirar itens ao longo do tempo.

Principalmente durante esse período, quando você precisar planejar seu dia e não estiver se sentindo muito bem, lote sua to-do list com coisas que fazem você se sentir bem e te motivam e escolha centrar sua energia nelas, mantendo afastado aquilo que te esgota. É claro que você não deve deixar de cumprir compromissos de trabalho ou tarefas necessárias, mas escolha colocar no seu tempo livre atividades que direcionarão seu dia para uma rotina de auto-cuidado e amor próprio.

Por último, aqui também pode ser uma lista, pergunte-se: "Quando eu fico distraída, e se eu estiver sendo honesta comigo mesma, como eu me sinto no momento anterior?" Eu, por exemplo, quando me sinto sobrecarregada, eu começo a procrastinar e me distrair assistindo vídeos no TikTok por horas. E esse é um hábito que drena o meu dia. Quando você entende qual é o gatilho que te leva a procrastinar, você entende como lidar com ele e buscar alternativas. 

4º Passo: Encontre um Mentor

Busque alguém qualificado para te ajudar no processo, seja um psicólogo, um nutricionista, um personal-trainer. Como meu objetivo é praticar mais exercícios, contratei um personal para me acompanhar na academia, ter o compromisso agendado com outra pessoa faz com que eu cumpra o combinado, mesmo nos dias que não quero ir. Isso é claro, precisa estar de acordo com a realidade de cada um. Seu compromisso poderia ser combinar com uma amiga de ir caminhar todos os dias ou se inscrever em uma aula de dança. Acompanhar conteúdo produzido por profissionais qualificados que vão te ajudar a melhorar a área da sua vida com que você se comprometeu nesses 30 dias.

Isso vai te ajudar a aprender mais sobre o que você se propôs a fazer, é claro que você não vai saber tudo sobre algo que está começando, é um processo. E também vai te ajudar a se sentir motivado, apaixonado e inspirado a continuar.

5º Passo: Organize seu tempo

Você vai começar escolhendo o grande objetivo do mês e depois dividindo esse objetivo em passos menores que vão se encaixar na sua rotina, metas alcançavéis no dia-a-dia. Meu objetivo é me tornar uma pessoa mais ativa, não vou começar o desafio me propondo a ir 7x por semana à academia, isso é irrealista e frustrante. Vou me propor a praticar algum tipo de atividade dentro do que meu horário permite: Sendo realista, consigo tempo para ir à academia 3 vezes por semana, nos outros dias procuro uma atividade que possa fazer em casa, como uma aulade Yoga online que eu possa fazer em 15 minutos ou um programa de Pilates em casa. 

Planeje seu dia na noite anterior e faça com que esses objetivos se encaixem na sua rotina do dia-a-dia. Isso te ajuda a manter o foco e cumprir as pequenas tarefas ao em vez de contemplar todo o caminho pela frente, um caminho que pode muitas vezes parecer enorme e ser desmotivamente. Outro clichê, mas que eu juro que funciona: Um passo de cada vez.

6º Passo: Como meu tempo será melhor aproveitado agora?

Essa é uma pergunta que você pode fazer o tempo todo ao longo do caminho. Faça essa pergunta enquanto planeja seu dia, enquanto divide seu objetivo em metas menores e atingíveis, ao escolher o que deve ser prioridade no seu dia.

7º Passo: Cria uma rotina diária

Esse é um passo super simples, mas que serve para ajudar a manter a motivação e a se sentir bem, porque quando nos sentimos bem queremos fazer coisas por nós mesmos, queremos ser produtivos, queremos viver nossa melhor vida.

Então, primeiro: Quando você acordar, diga a si mesma "Hoje vai ser um ótimo dia" e então liste os motivos pelos quais hoje será um ótimo dia. Por exemplo: Eu preciso ir até a academia fazer o meu treino do dia e eu vou usar uma roupa com a qual eu me sinto bem, vou ouvir a minha música favorita e na volta vou comer minha barrinha de proteína favorita ou comprar o café que eu gosto e vai ser um ótimo começo para o meu dia. 

Assim, estamos tomando nossas vidas em nossas próprias mãos, estamos escolhendo o que queremos para nós mesmas e isso é empoderador.

Por último, escolha um momento do seu dia para listar as coisas pelas quais você é grata. Não seja genérica, entre em detalhes! Em vez de escrever "Sou grata pelo me cachorro", escreva ou diga em voz alta: "Sou grata que meu cachorro seja carinhoso e que hoje ele tenha ficado comigo de conchinha no safá enquanto eu assistia a minha série favorita".

Tire um tempo para observar seu visionboard e imaginar a vida dos seus sonhos, seus objetivos realizados.

8º Passo: Registre seu progresso

Você pode fazer esse passo mais de uma vez por semana, mas eu estou me propondo a fazer uma vez por semana. Tudo depende de como você se sente sobre esse passo e sobre o que funciona para você, ok? 

Você vai imaginar como se fosse um negócio e fará uma reunião com o seu time, nesta reunião você vai registar seu progresso da última semana: O que fiz de diferente que funcionou? O que não funcionou? Quais são os próximos passos? No que eu preciso focar mais? Você vai gravar essa "reunião" ou escrever em um papel ou até fazer um vídeo para você mesma, a forma de registro que mais faz sentido para você. 

Use esse registro para alterar o planejamento da próxima semana.  

9º Passo: Mude o seu ambiente

O seu ambiente influencia o jeito como você se sente. Se você quer se exercitar mais, mas não quer ir à academia, essa é uma oportunidade para transformar um ambiente que você tem em casa em um espaço que te incentive a cumprir esse objetivo. Pode ser organizar o "quartinho" da bagunça e abrir espaço para fazer exercício, colocar um tapete de Yoga ou comprar steps e caneleiras para transformar o espaço. Você pode colocar uma caixa de som para ouvir suas músicas favoritas enquanto faz exercício, imprimir imagens que te motivem para colocar na parede.

10º Passo: Comemore cada conquista

Estabeleça marcos que vão te ajudar a cumprir seu objetivo e comemore cada um deles. Escolha coisas que vão fazer a diferença no fim do mês e que sejam atingíveis. Não se sobrecarregue, mas aprenda a comemorar as pequenas conquistas. Escolha o método que funciona para você para mesurar cada meta atingida, como por exemplo, um carimbo na sua agenda para cada dia que você se exercitar ou um documento no Notion. O que quer que funcione na sua rotina. 

Compre flores para você mesma ao fim da semana em que concluiu a suas metas, ou faça a sua comida preferida, se dê uma recompensa. Você merece! Pode ser uma experiência, uma compra, qualquer coisa que te dê o senso de recompensa que você precisa para continuar.

Este guia completo é um convite para uma jornada de autodescoberta e transformação. Com um pouco de planejamento, dedicação e amor próprio, você pode se tornar a melhor versão de si mesma. Então, pronta para começar essa jornada comigo? Compartilhe suas experiências nos comentários e inspire outras mulheres a fazerem o mesmo. Afinal, a verdadeira beleza está em se sentir bem consigo mesma e irradiar essa confiança para o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas